O corpo por dentro

Magnífica complexidade e harmonia dos sistemas orgânicos

← Átomo ¦ Molécula ¦ Organela ¦ Célula ¦ Tecido ¦ Órgão ¦ Sistema ¦ Organismo ¦População ¦ Comunidade ¦ Ecossistema ¦ Bioma ¦ Biócoro ¦ Biociclo ¦ Biosfera ¦ Cosmo →

‘Um grupo de órgãos relacionados compõe um sistema orgânico. Órgãos possuindo um sistema podem ser relacionados em inúmeras formas. As funções dos sistemas orgânicos muitas vezes compartilham significantes justaposições. Por exemplo o sistema urinário compreende órgãos que trabalham juntos para produzir, guardar e transportar a urina. Os sistemas nervoso e endócrino operam através de uma partilha de ambos os órgãos, o hipotálamo. Por esta razão, os dois sistemas são combinados e estudados como o sistema neuroendócrino. O mesmo é verdade para o Sistema musculoesquelético, que envolve a relação entre o sistema muscular e o sistema esquelético.’

7115_561704660624931_1471026323486165996_n
São considerados tipicamente como sistemas orgânicos do corpo humano:

  • Sistema digestório – Absorção de nutrientes e excreção do excesso.
    – formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus; os órgãos acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. O trato gastro intestinal é um tubo longo e sinuoso de 10 a 12 metros de comprimento desde a extremidade cefálica (cavidade oral) até a caudal (ânus).
  • Sistema esquelético – Sustentação do organismo (apoio para o corpo), proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro), base mecânica para o movimento, armazenamento de sais (cálcio, por exemplo) e hematopoiética (suprimento contínuo de células sanguíneas novas).
    – formado por (206) ossos e cartilagens.
  • Sistema muscular – Produção dos movimentos corporais; estabilização das posições corporais; regulação do volume dos órgãos, movimento de substâncias dentro do corpo (as contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração) e produção de calor (quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal).
    -formado pelos músculos estriados cardíacos, estriados esqueléticos e não estriados (nove grupos musculares: cabeça, pescoço, tórax, abdome, região posterior do tronco, membros superiores, membros inferiores, órgãos dos sentidos e períneo).
  • Sistema nervoso – Integração e coordenação através de sinais eletroquímicos; percepção de mudanças no meio externo e interno do nosso corpo.
    – o sistema nervoso central é aquele localizado dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral); o sistema nervoso periférico é aquele que se localiza fora deste esqueleto. O encéfalo é a parte do sistema nervoso central situado dentro do crânio neural; e a medula é localizada dentro do canal vertebral. O encéfalo e a medula constituem o neuro-eixo. No encéfalo temos cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
  • Sistema endócrino – Integração e coordenação através de hormônios
    -formado por todas as glândulas endócrinas do corpo; produção de hormônios que regulam as mais variadas funções do organismo; principais glândulas: hipófise, tireoide, paratireoides, supra-renais, pâncreas, gônadas (ovários e testículos), timo, pineal.
  • Sistema respiratório – Troca de gases com o ar atmosférico assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue (troca necessária para as reações metabólicas) e via de eliminação dos gases residuais que resultam dessas reações.
    – o trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior. O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, as vias aeríferas.
  • Sistema cardiovascular – A função básica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema cardiovascular consiste no sangue, no coração e nos vasos sanguíneos. Para que o sangue possa atingir as células corporais e trocar materiais com elas ele deve ser constantemente propelido ao longo dos vasos sanguíneos.
    – circulação pulmonar: leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração; circulação sistêmica: é a maior circulação; ela fornece o suprimento sanguíneo para todo o organismo. A circulação sistêmica carrega oxigênio e outros nutrientes vitais para as células, e capta dióxido de carbono e outros resíduos das células.
  • Sistema genital – Reprodução da espécie.
    – na mulher é formado por ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva; no homem é formado por testículo, epidídimo, ductos deferentes, uretra, pênis e algumas glândulas.
  • Sistema tegumentar – Cobertura do corpo.
    – formado pela pele e seus anexos – glândulas sebáceas, sudoríparas, pele, cabelo e unhas.
  • Sistema linfático – Regula fluidos e imunidade.
    – rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório; o baço, os linfonodos (nódulos linfáticos), as tonsilas palatinas (amígdalas), a tonsila faríngea (adenoides) e o timo (tecido conjuntivo reticular linfoide rico em linfócitos) são órgãos do sistema linfático.
    – as três Funções Inter-relacionadas: remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais; absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório; produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos, plasmócitos).
  • Sistema urinário – Constituído pelos órgãos incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior.
    – os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem a urina, os ureteres ou ductos (2), que transportam a urina para a bexiga (1), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (1), através da qual é expelida do corpo.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s