A Medicina do Tai Chi

Tai Chi Chuan

c0570bb3f49a6f4b1e53ab5b4c948ae3

» uma prática física e mental com inúmeros benefícios para a saúde

» uma abordagem que considera a prevenção tão importante quanto a cura

» uma habilidade que previne (ou conforta e cuida) incapacidades relacionadas com as DCNTs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis, tais como doenças cardíacas, pulmonares, câncer, diabetes e transtornos mentais).

Além de melhorar a imunidade, a qualidade do sono, aumentar a concentração, o equilíbrio e a vitalidade, o Tai Chi Chuan é mencionado em uma variedade de estudos científicos como uma importante ferramenta de auxílio em situações de ansiedade e depressão, hipertensão, fibromialgia, Parkinson, artrite reumatóide, osteoporose, entre outras.

‘O Tai Chi Chuan  surgiu na China no século XVII, como uma arte marcial. Atualmente é uma prática física e mental que começa a se disseminar no ocidente por causa de seus inúmeros benefícios para a saúde humana. Foi desenvolvido com a influência de práticas Taoistas baseadas na circulação de energia.

No Brasil a portaria 971 do Ministério da Saúde menciona a prática do Tai Chi Chuan  como uma prática corporal e meditativa que deve ser incorporada às práticas do Sistema Único de Saúde.

O Tai Chi Chuan tem sido mencionado em uma variedade de estudos com efeitos positivos no combate a várias doenças. A prática está identificada em vários estudos clínicos como uma importante ferramenta para controle da osteoporose (Qian et al., 2012; Wayne et al, 2012), promove melhora física e psicológica em pacientes com artrite  reumatoide (Lee et al., 2012), utilizado contra depressão (Yeung et al., 2012), fibromialgia (Jones et al., 2012), reduzindo os impacto da doença de Parkinson (Li et al, 2012), melhorando a qualidade de vida em pacientes com insuficiência cardíaca (Yeh et al., 2011) entre outros.’

(…)

* Alberto Malta Junior (especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pelo NESC – Universidade Federal do Ceará. Escritor, atua como Professor na Faculdade de Medicina do Cariri – UFC, Professor na Faculdade de Farmácia da FJN e consultor em saúde pública)

[https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/tai-chi-chuan-uma-nova-antiga-maneira-de-combater-e-prevenir-doencas/48081]


TAI CHI CHUAN, OS MOVIMENTOS DA SUPREMA UNIDADE
Por David Roberto (professor de Tai Chi e doutor em Acupuntura pela WFAS/WHO, World Federation of Acupuncture Societies)
http://www.pucsp.br/maturidades/com_palavra_professor/index_59.html

‘Para a diretora da OMS, os sistemas de saúde terão de ser reorientados, de preferência com base em cuidados de saúde primários, uma abordagem que considera a prevenção tão importante quanto a cura.

De acordo com a Dra. Chan, o envelhecimento do povo é uma tendência global com consequências globais para a saúde, principalmente em relação à ascensão universal DCNTs como doenças cardíacas, pulmonares, câncer, diabetes e transtornos mentais que, uma vez desenvolvidas, geralmente não têm cura e tornam-se crônicas.

Há uma necessidade urgente de prevenir incapacidades relacionadas com tais doenças e planejar cuidados de longa duração. Segundo Margareth Chan, “para essas doenças e muitas outras condições, a Medicina Tradicional (*) tem muito a oferecer em termos de prevenção, conforto e cuidados”.

(…)

Quando combinado com o tratamento padrão médico o Tai Chi pode ser útil em várias condições médicas, entre elas as DCNTs. Estudos revelam auxílio também na hipertensão, fibromialgia, ansiedade e depressão; o Tai Chi pode ainda atrasar o declínio da função cardiovascular e respiratória. ‘

(*) Medicina Tradicional é definida pela OMS como “A soma total dos conhecimentos, habilidades e práticas baseadas em teorias, crenças e experiências de diferentes culturas, explicáveis ou não, utilizados na manutenção da saúde, bem como na prevenção, diagnóstico, melhoria ou tratamento de doenças físicas e mentais”.


SAÚDE E TAI CHI CHUAN
por Eduardo Molon (professor de Tai chi Chuan Chen)
http://taijiquan.pro.br/estilo-chen/saude/

‘Há muitos praticantes de taijiquan (tai chi chuan) que afirmam praticar esta arte para melhorar a sua saúde. Mas o que se sabe, ou o que se está pesquisando acerca dos benefícios para a saúde oferecidos pelo taijiquan (tai chi chuan)?

As pesquisas acadêmicas ainda são incipientes ou raras no Brasil, mas em países desenvolvidos o tema tem merecido atenção por parte das autoridades governamentais que lidam com a saúde pública. Até mesmo alguns planos de saúde já perceberam os efeitos terapêuticos e profiláticos de diversas técnicas corporais orientais, dentre as quais o taijiquan (tai chi chuan), e cobrem os gastos dos seus associados com aulas.

Tomaremos como exemplo, pela abundância e pela facilidade de busca pela internet das pesquisas, os Estados Unidos. A seguir relacionamos pelo órgão do governo daquele país alguns exemplos e fornecemos os links que permitem efetuar buscas mais amplas.’ (…)

NIH é um órgão do governo Norte-Americano, e faz parte do Departamento de Saúde e Serviços Humanos daquele país. É a agência governamental primária para conduzir e apoiar pesquisas médicas. É composto de 27 centros ou institutoscom especialidades diversas, que oferecem financiamento para pesquisas.

National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases

NIAMS apóia pesquisas sobre artrite, doenças de pele e muculo-esqueléticas e treina cientistas para estas pesquisas.

National Institute on Aging

NIA lidera nos EUA o esforço científico para compreender a natureza do envelhecimento e estender os anos ativos e saudáveis da vida.

  • Efeito do taijiquan na redução das quedas: este é um exemplo de como a pesquisa pode ser utilizada para economizar recursos vultosos no sistema público de saúde. Em 1996 o custo estimado no sistema público de saúde Norte-Americano com quedas de pessoas na terceira idade era de 12 bilhões de dólares. A pesquisa financiada pelo NIA indicou que um treinamento de 6 meses de taijiquan(tai chi chuan) levou a uma redução de 47,5% nas quedas do grupo estudado. O resultado foi publicado no Journal of American Geriatrics.
  • Recrutamento para pesquisa do NIA sobre insônia citando estudos preliminares que sugerem que uma forma derivada do taijiquan contribui para a melhora da avaliação subjetiva da qualidade do sono.

National Center for Complementary and Alternative Medicine

NIH conta em sua estrutura com um centro especialmente dedicado às medicinas alternativas e complementares, o NCCAM.

Medline

Medline é um serviço na internet da National Library of Medicine, a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, e do NIH. O seu conteúdo engloba mais de 700 doenças e condições de saúde, lista de hospitais e médicos daquele país, informações sobre medicamentos, uma biblioteca médica e um dicionário médico, além de informações veiculadas na mídia e links para milhares de experiências clínicas.

  • Verbete sobre palpitações cardíacas na Biblioteca Médica: “Reduzir o estresse e a ansiedade pode ajudar a reduzir a frequência e intensidade das palpitações.(…) Praticar tai chi chuan ou ioga regularmente pode reduzir a frequência das suas palpitações.”

PubMed

PubMed é um serviço da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA que inclui mais de 16 milhões de citações do Medline e outros jornais ligados às ciências biológicas de artigos biomédicos desde 1950. O PubMed inclui links para os textos dos artigos e outros recursos.

Tai Chi and Postural Stability in Patients with Parkinson’s Disease
The New England Journal of Medicine
http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1107911

Um comentário sobre “A Medicina do Tai Chi

  1. Pingback: Tai Chi Chuan, uma Medicina — Tai Chi Terapia | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s